terça-feira, 11 de maio de 2010

Sequência didática: Mãe-Expressão de afetividade, respeito e gratidão.
Objetivos:
1. Valorizar a afetividade, o respeito e a gratidão entre mães e filhos;
2. Desenvolver a oralidade, a escrita e a interpretação de diversos temas na sala;
3. Integrar entre o espaço escolar toda comunidade na qual se insere a unidade de ensino.
Justificativa:
Chegamos à conclusão de que a formação da criança está entrelaçada com suas emoções e seus vínculos afetivos. Se não valorizarmos a afetividade, o respeito e a gratidão entre mães e filhos, que mais iremos valorizar?
ENCAMINHAMENTOS DAS ATIVIDADES:
SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA SALA DE AULA / Plano de trabalho

Área do conhecimento Saberes / Conteúdos

Linguagens: oralidade, leitura, escrita, escrita, gênero textual, análise e reflexão sobre a língua. Quadrinhas, poemas, canções, livrinho de receitas, auto-retrato da mamãe (descrição: como ela é, o que gosta, o que não gosta, qual a profissão), acróstico com o nome mamãe ou com o nome de cada uma delas, escrita de bilhetinhos agradecendo tudo que ela fez ou faz por eles, lista com as qualidades da mamãe (perfeita, justa, carinhosa, suave, linda, formosa, ternura, amorosa), ABC da mamãe, HISTÓRIA INFANTIL: Lágrimas de Mães.
Conhecimentos lógicos Matemáticos Pesquisa sobre as idades das mamães, altura, peso, confecção do gráfico das idades das mamães.
Ciências Sociais e Naturais Confecção do álbum de vida da mamãe (quem é, o que gosta, o que não gosta), biografias das mamães.

1 - Música de Simoni ou Beto Guedes:
Nem o sol
Nem o mar
Nem o brilho das estrelas
Tudo isto não tem valor sem ter você.
Sem você nem o som da mais linda melodia
Nem os versos desta canção irão valer
Nem o perfume de todas as rosas
È igual a doce presença do seu amor.
O amor estava aqui mais eu nunca saberia
Que um dia se revelou quando te vi.

2 - RECITAL DO POEMA:

RECEITA DE MAMÃE

Há muito tempo procuro
Encontrar uma receita
Tão gostosa quanta aquela
Que faz a mamãe perfeita.

Até mesmo o dicionário
Desconhece a dimensão
Do carinho e da bondade
Que cabem no seu coração.

Talvez ela nem imagine
Seu verdadeiro valor,
Receita de mãe exige
Noventa por cento de amor.

Mas além do principal
Jamais poderão faltar
Disposição, paciência
Vontade de perdoar.

Por último acrescentar
Uma dose de magia,
Fé em Deus inabalável,
Dia e noite, noite e dia.

Por trás de uma simples receita
Existe um segredo qualquer,
Nesta receita, porém,
Existe uma grande mulher.
3 - Quebra cabeça com o bolo da mamãe (receita acima): confeccionar um bolo em forma de quebra cabeça, com várias fatias (perfeição, bondade, carinho, amor, perdão, paciência e fé); em cada uma delas, escreve as palavras chaves selecionadas, e enquanto um grupo de alunos ou professores declama o poema, outros trazem a fatia que vai juntando-se a outras, todas as partes montadas até formar o BOLO DA RECEITA DA MAMÃE.
4 - Um cartão para as mães
COMO APLICAR:
1. (Um mês antes.) Converse com os alunos sobre suas mães. Pergunte quantos moram com as mães; se alguém não mora e deseja dizer por quê, pode dizer, e também, se for o caso, se tem alguém em suas vidas que estas crianças consideram como suas mães. Pergunte, então, qual é a importância das mães e se têm vontade de homenageá-las. Peça às crianças que escolham uma flor bonita e coloquem no meio de um livro, ajeitando cuidadosamente para que ela seque.
2. No dia da atividade, cada um vai fazer o seu cartão, que vai ficar assim:

3. Se tiverem mais de 10 anos, entregue o roteiro abaixo para ser transformado no texto de cada um, que pode ser entregue à mãe ou guardado para si. Eu o recebi numa palestra espírita, então, se alguém souber de onde vem, por favor, me diga.
a) O nome completo da minha mãe é ...
b) Seu aniversário é dia ... e a idade dela é ...
c) Quando eu nasci, minha mãe ...
d) Quando fico doente, minha mãe ...
e) O melhor presente que eu dei para ela foi ...
f) Meu pai acha que minha mãe ...
g) Um dia em que minha mãe estava chorando, eu ...
h) Quando ela ficou doente, eu ...
i) O prato predileto dela é ...
j) Percebo que as roupas que elas usa são ...
l) Ela gosta que eu ...
m) Sabe, ela fica muito brava quando eu ...
n) Senti que gosto dela no dia em que ...
o) Ela fica muito séria quando o assunto é ...
p) Sinto vergonha quando ela ...
q) O último passeio que fiz com ela foi ...
r) A voz da minha mãe é ...
s) Eu acho que minha mãe ...
t) A risada dela é ...
u) Sinto prazer quando minha mãe ...
v) Enfim, minha mãe ...
x) No Dia das Mães, eu ...

4 – Atividade: palestra Mamãe Trabalha Fora - convite a mães que exerçam diferentes atividades profissionais para falar sobre seu trabalho e de que forma conseguem conciliá-lo com a vida pessoal;

5 – HISTÓRIA: Lágrimas de Mãe

- Por que você está chorando? - ele perguntou à sua mãe.
- Porque eu sou mãe. - ela respondeu.
- Eu não entendi! - ele disse.
Ela apenas o abraçou e sussurrou:
- Você nunca entenderá!
Mais tarde o menino perguntou ao pai porque as mães parecem chorar sem nenhuma aparente razão.
- Todas as mães choram sem motivo. – o pai conseguiu responder.
O menino cresceu, tornou-se um homem e ainda tentava entender porque as mães, volta e meia, choram. Após muitos anos, em avançada idade, ele deixou o mundo. Quando sua alma viu-se frente a frente com Deus, logo perguntou:
- Senhor, nunca entendi porque mães choram tão facilmente.
Disse Deus:
- Quando criei as mães, tinha que ser algo especial. Fiz seus ombros fortes o suficiente para carregar o peso do mundo e, ainda, confortáveis para dar apoio. Dei a elas força para a hora do nascimento dos filhos e para suportar a rejeição que tantas vezes vem deles; fibra que permitisse a continuação da luta quando todos à sua volta já desistiram; perseverança em proteger a família em meio a doenças e a tristezas, sem jamais desistirem de amar; sensibilidade para amar seus filhos diante de quaisquer circunstâncias, mesmo que eles as tenham magoado profundamente. Essa mesma sensibilidade as ajuda a silenciar o chorinho de seus bebês, fazendo-os se acalmarem e, quando adolescentes, que compartilhem com elas suas ansiedades e medos. Finalmente, concedi-lhes as lágrimas para derramarem sem nenhuma razão aparente, sua única fraqueza. Por que fiz isso? Para não diferenciá-las por completo do restante da espécie humana.
(WHY mothers cry. Disponível em:< http://www.terra quadrada.com.br/terra/modules.php?op=modload&name=News&file=article&sid=4&mode=thread&order=0&thold=0> Acesso em: 04/08. Traduzido e adaptado.
SEGUNDA HISTÓRIA: A Mãe Águia
A águia empurrou gentilmente os filhotes para a beirada do ninho. Seu coração trepidava com emoções conflitantes enquanto sentia a resistência deles. Ela pensou: “Por que será que a emoção de voar precisa começar com o medo de cair?” Essa pergunta eterna ainda estava sem resposta para ela.
Conforme a tradição da espécie, o ninho localizava-se no alto de uma saliência num rochedo escarpado. Abaixo, havia somente o ar para suportar as asas de cada um dos filhotes. “Será possível que desta vez não dará certo?” - a águia mãe pensou.
Apesar de seus medos, ela sabia que era tempo. Sua missão materna estava praticamente terminada, restava uma última tarefa: o empurrão. A águia reuniu coragem através de uma sabedoria inata. Enquanto os filhotes não descobrissem suas asas, não haveria objetivo em suas vidas. Enquanto não aprendessem a voar, não compreenderiam o privilégio de terem nascido águia.
O empurrão era o maior presente que a águia mãe tinha para lhes dar. Era o supremo ato de amor. E, por isso, um a um, ela os empurrou... E eles voaram !!!
MCNALLY David. A mãe águia. Disponível em:< http://www.terra quadrada.com.br/terra/modules.php?op=modload&name=News&file=article&sid=4&mode=thread&order=0&thold=0> Acesso em: 04/08. Traduzido e adaptado

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