terça-feira, 8 de junho de 2010

Projeto Conhecendo São José da Vitória

ATIVIDADES PRÁTICAS

1.Música

São José, minha cidade.
Melodia: Cirandinha ou Terezinha de Jesus

São José, minha cidade.
Nós estamos aqui para ver
Muita gente, desta terra.
Que só cuida de você.

Todos nós, aqui estamos.
E queremos te saldar
A escola Guilhermina
Nunca vai te abandonar.

Vamos cuidar de São José
E você volta a sorrir,
Temos força e compromisso
Para o futuro construir.

2. A representação do município de São José da Vitória:
2.1. Colar uma foto aérea de São José, depois pergunte aos alunos o que eles identificam nessa foto aérea.
2.2. Observe a planta de são José da Vitória:
-Coloque-a no chão;
-Procure os bairros onde estão localizados;
-Localizem a BR, principais ruas e avenidas, casas comerciais;
-Localize ruas e casas comerciais escrevendo seus nomes;
-Localize o rio e escreva o nome dele;
-Considerando como ponto de referência a rua da sua escola, descreva o caminho mais curto para chegar a sua casa. Anote o nome das principais ruas, avenidas e praças.
3. Conhecendo as transformações de São José da Vitória
3.1.Entreviste moradores antigos e coletes dados a respeito de como este espaço foi construído.
-Nome, idade, profissão.
-Quanto tempo que você mora em São José
- Quais mudanças ocorreram na paisagem que chamaram mais atenção?
- Quais mudanças ocorreram quanto à ocupação do espaço rural e do espaço urbano?
-Quais os meios de transportes utilizados antigamente?
-Principais áreas de lazer de antigamente e de hoje?
-Que fato importante e interessante ocorreu no município ao longo desses anos em São José.
4.Faça uma enquete e descubra:
-Ano de fundação de São José da Vitória
-Por que ele foi criado
- O que contribuiu para o crescimento e desenvolvimento
-Procure imagens de seu município antigas e atuais e organize um painel informativo.
5. O comércio de São José
- Como é o comércio de São José
- Tipos de estabelecimentos comerciais
- Que produtos são importados e exportados
- Traga anúncios de prestadores de serviços de seu município que você considere importante e, com seus alunos, montem um painel com esses anúncios.
-Escolha um produto que você comprou. O que era?Onde comprou?Por que você comprou?
-Pesquise sobre os direitos dos consumidores e registre em seu caderno.
6. Organize uma feira de conhecimentos (histórico, geográfico, econômico, fauna, flora e cultura) sobre São José da Vitória pontuando:
6.1.Origem e fundação de São José da Vitória
6.2.Aspectos Geográficos:
-Clima;
-A vegetação (FLORA);
-A hidrografia (Os rios, lagos, lagoas);
- Área;
- Limites.
6.2.1.Aspectos econômicos:
- agricultura e produtos agrícolas cultivados;
- pecuária e tipos de criatórios;
- meios de transportes;
- meios de comunicação;
- extrativismo vegetal;
- artesanato em São José da Vitória (o que é como é praticado, que produtos são feitos?), a figura do artesão.
6.2.2.Aspectos Econômicos:
-Agricultura e produtos agrícolas cultivados
-Pecuária e tipos de criatórios
-O comércio, profissionais e serviços prestados.
- Meios de transporte
-Meios de comunicação
-Extrativismo vegetal (as atividades que agridem ao meio ambiente, como:cortar as árvores nativas, roçagem a beira d’água, queimadas,caças e pesca predatórias,comercialização de animais, plantas e aves silvestres, entre outras).
-O artesanato em São José da Vitória; (O que é como é praticada, que produtos são produzidos); O que é artesão e quais os tipos de artesanato: artesanato folclórico e popularisco.
6.2.3 A população de São José da Vitória:
- número de habitantes;
- condições de vida x qualidade de vida;
- saúde;
- programas sociais.
6.2.4 Aspectos políticos e governamentais:
- administradores antigos;
- prefeitos;
- poderes;
- leis municipais;
- bancada legislativa.
6.2.5 Aspectos culturais de São José da Vitória:
- atividades religiosas;
- diversões;
- festejos populares;
- culinária;
- folclore;
- danças;
- músicas;
- artes.
7. Entrevista com pessoas idosas da comunidade procurando saber:
- trabalho e lazer dessa pessoa;
- convivência com parentes e amigos;
- atendimento médico nos posto de saúde;
- valor da aposentadoria ou pensão;
- custo médio familiar;
- maiores alegrias e maiores tristezas relacionadas à idade;
7.1 Fazer um estudo sobre os idosos de São José da Vitória.
8. Produzir um concurso de ACRÓSTICOS com o nome de São José da Vitória com os alunos.
9. Montar um painel sobre uma área de lazer pertencente a São José da Vitória.
10. Momento da entrevista na comunidade:
10.1 quanto ao lugar;
- nome;
- quanto tempo mora aqui;
- como era São José;
- quais as principais mudanças;
- o que continua igual;
- a partir de quando veio a iluminação pública;
Como era a forma de iluminação antigamente.
10.2 Quanto ao morador:
- De onde veio
- Onde fica esse lugar
- Por que veio morar nesse lugar
11. Monte ou organize um memorial sobre São José da Vitória:
- prédios;
- praças;
- histórias;
- costumes;
- festejos;
- exposição fotográfica.
12. Estudo de um poema que caracteriza o nosso rio:
O Rio
O rio nasce doce
Na gorda barriga
Da montanha
E vai morrer
Na praia (do lado de cá).

Todo dia o rio nasce,
Todo dia o rio morre,
Todo dia o rio parte,
Chega o rio, todo dia,
Ao seu destino de sal.

(ZIRALDO. O menino do Rio Doce).
12.1 Com base no poema indique o nome do nosso rio e três atividades importantes que ele proporciona em nossa comunidade.
- onde ele nasce;
- onde ele deságua;
- fonte de poluição.
13. Conhecendo a sede do meu município:
13.1. Registre as seguintes informações:
-Nome da cidade;
-Principais ruas e avenidas;
-Prédios importantes;
-Escolas;
-Locais de lazer;
-Áreas comerciais;
14. Junte os alunos em grupos e descreva como é a vida no campo em seu município:
-Tipos de atividades agrícolas;
-Tipos de criatórios;
-Instrumentos de trabalhos;
-Cuidados com as criações;
15.sobre as condições de vida da área rural de São José da Vitória
-Quais as coisas boas do meio rural?
-Como são as moradias?
-Como é o atendimento médio?
-Quais as lutas do homem do campo?
16.Organize um mural que mostre relações, semelhanças e contrastes entre campo x cidade:
-Use papel grande;
-Identifique as profissões, o que realiza cada profissional e os instrumentos de trabalho que usa;
-Utilize gravuras para ilustrar essas profissões.
Como trabalha o homem no campo?
Profissão O que faz? Instrumento que utiliza Ilustração



Como trabalha o homem na cidade?
Profissão O que faz? Instrumento que utiliza Ilustração



17. Planeje e prepare mais um quadro para o mural. Cole gravuras ou desenhe.

17.1. Converse com os alunos e anote o que é produzido em município de São José da Vitória.
17.2. Depois monte o painel com as informações coletadas.
Produtos do campo para cidade

Produtos da cidade para o campo

18.Relacione os tipos de diversão de diversões existentes em seu município.Aponte e coloque no mural da escola
18.1.Que festas se comemoram em seu município?
18.2.Quais as danças típicas do lugar onde você mora?
18.3.Descreva uma festa à qual você participou ou assistiu.
19. Tema: a água e o município de São José da Vitória
Atividade: show lítero-musical
O show lítero-musical é uma estratégia de trabalho voltado para apresentação de atividades de expressão oral. Esta sessão é composta por diversas atividades, dentre elas podemos citar:
• Jogral ou coro falado com poemas sobre o rio;
• Declamações de poemas sobre o rio;
• Músicas explorando o universo da água;
• Humorismo;
• Jornal falado;
• Teatro;
• Mímicas;
• Apresentação de um painel sobre o rio hoje;
• Apresentação ou realização de concurso de cartazes, símbolos e slogans;
• Realização de campanha da limpeza na escola;
• Curiosidades sobre o nosso rio;
• Coral com letras de músicas alusivas:
* depende de nós (Ivan Lins);
* herdeiros do futuro (Toquinho);
* organizar uma exposição sobre o livro vinte poemas do rio: produção poética de Cyro de Matos, declamação dos poemas o areeiro, o rio, rio morto, diante do rio, soneto do rio cachoeira, o menino e o rio, poema branco, rio enigma, anotações sobre o rio, o aguardeiro, canção ribeirinha e lavadeira.

Trabalhar com a música canção do rio:
Cantor: Marcelo Ganen.
Compositora: Clélia Madureira.
Por que me maltratas tanto
Eu rio! Eu rio!
Se sacío a tua sede
Eu rio! Eu rio!
No meu leito
Tanto lixo
O quê? Por quê?
Se precisas de mim. Pra se banhar.
Por que arranca das margens,
Minhas doces companheiras.
Se as sombras e as raízes
Protegem a vida inteira.
Te dou o peixe, lavo tuas vestes.
Porque maltratas
Se eu te amo
Porque não olhas pra mim
Eu estou vivo
Sou tua vida
Não me deixe morrer
Eu sou teu rio
Laia lá, leiê lê.









HISTÓRINHA PARA O TAPETE LITERÁRIO

Vamos trabalhar uma dramatização? Eis aqui um bom e pequeno texto:

GOVERNAR.

Os garotos da rua resolveram brincar de governo. Escolheram o presidente e pediram-lhe que governasse para o bem de todos.
_ Pois não. Aceitou Martim. Daqui por diante vocês farão meus exercícios escolares e eu assino. Clóvis e mais dois de vocês formarão a minha segurança. Januário será o meu ministro da Fazenda e pagará o meu lanche. Com que dinheiro? Atalhou Januário.
Cada um de vocês contribuirá com um real por dia para a caixinha do governo. _ E o que nós lucramos com isso? Perguntaram em coro.
_ Lucram a certeza de que têm um bom presidente. Eu separo as brigas, distribuo tarefas, trato de igual para igual com os professores. Vocês obedecem, democraticamente.
_ Assim não vale. O presidente deve ser o nosso servidor, ou pelo menos saber que todos são iguais a ele. Queremos vantagens.
Eu sou o presidente e não posso ser igual a vocês, que são presididos. Se exigirem coisas de mim, serão multados e perderão o direito de participar de minha comitiva nas festas. Pensam que ser representante do povo e ser presidente é moleza? Já estou sentindo como este cargo é cheio de espinhos.
Foi deposto, e dissolvida à República.
Carlos Drummond de Andrade.

Obs.: O autor tenta mostrar que o poder, na maioria das vezes, modifica o modo de ser e agir das pessoas.

Sugestões de atividades:

1. Quem é o autor do texto?
2. Martim foi escolhido presidente com a missão de “governar para o bem de todos”. Em sua opinião, ele foi fiel a essa missão?
3. Em sua opinião, para que servem os governantes?
4. O que você achou da atitude de Martim após ter sido escolhido presidente?
5. Em sua opinião, os garotos fizeram uma boa escolha ao eleger Martim?
6. Suponhamos que ele fosse eleito prefeito de nossa cidade, como você acha que ele deveria agir?
7. Você acha que o povo brasileiro, de modo geral, sabe escolher seus governantes?
8. Qual foi a primeira atitude do garoto Martim após aceitar o pedido da assembléia como presidente?
9. Em sua opinião, Martim mereceu perder o cargo? Por quê?
10. Dizem que a força do povo está no voto. Em sua opinião, o que é votar bem?

Nenhum comentário:

Postar um comentário