Plano de trabalho Curricular 2010.
CICLO DA INFÂNCIA
Identificação:
1.1. Turma: 1º Ano
1.2. Professor (a): _____________________________________________
1.3. Áreas do conhecimento: Linguagens, Noções Lógico Matemáticas, Ciências Sociais e Ciências Naturais.
1.4. Número de aulas semanais de forma interdisciplinar:
Linguagens N. L. Matemática Ciências Sociais Ciências Naturais
05 aulas 04 aulas 02 aulas 02 aulas 02 aulas
1.5. Ensino: Fundamental de Nove anos (Ciclo da Infância)
1.6. Turno: Matutino / Vespertino
Metodologia:
As aulas terão como base teórico-metodológica principal a teoria sócio-histórico-cultural, de Vygotsky, e envolverão atividades que serão centradas no professor (aula expositiva), no professor-aluno (perguntas e respostas), no aluno (apresentação) e no aluno-aluno (atividade em grupo).
Avaliação:
O aluno será avaliado em quatro critérios, que são: 1) atividades escritas, 2) atividades orais, 3) atividades extraclasse e 4) desempenho contínuo por meio da ficha de acompanhamento dos indicadores de aprendizagem.
Recuperação:
A recuperação será permanente, paralela e de responsabilidade do professor, do aluno e da família.
Referencial Bibliográfico (de acordo com o Livro adotado /PNLD 2010):
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Planejamento Curricular 2010.
Área do Conhecimento: Linguagens
Justificativa e Objetivo (s) da área: O trabalho com a área das Linguagens parte do princípio de que a criança, desde bem pequena, tem infinitas possibilidades para o desenvolvimento de sua sensibilidade e de sua expressão. Um dos grandes objetivos do currículo nessa área é a educação estética, isto é, sensibilizar a criança para apreciar uma pintura, uma escultura, assistir a um filme, ouvir uma música. Nesse período, é importante a criança vivenciar atividades em que possa ver, reconhecer, sentir, experienciar, imaginar as diversas manifestações da arte e atuar sobre elas. É fundamental que ela conheça as produções artísticas de diferentes épocas e grupos sociais, tanto as consideradas da cultura popular, quanto as consideradas da cultura erudita.
O trabalho com as linguagens nas séries/anos iniciais tem como finalidade dar oportunidade para que as crianças apreciem diferentes produções artísticas e também elaborem suas experiências pelo fazer artístico, ampliando a sua sensibilidade e a sua vivência estética.
O trabalho pedagógico com ênfase na área das Linguagens também inclui possibilitar a socialização e a memória das práticas esportivas e de outras práticas corporais. Entendemos que, em todas as áreas, é essencial o respeito às culturas, à ludicidade, à espontaneidade, à autonomia e à organização das crianças, tendo como objetivo o pleno desenvolvimento humano.
Sistematização dos conteúdos programáticos por unidade / bimestre:
Conteúdos / Saberes Unidades bimestrais
I II III IV
Área do Conhecimento: Noções Lógico-Matemáticas
Justificativa e Objetivo (s) da área: O objetivo do trabalho com os saberes Lógico-Matemáticas no Ciclo da Infância é dar oportunidade para que as crianças coloquem todos os tipos de objetos, eventos e ações em todas as espécies de relações. Encorajar as crianças a identificar semelhanças e diferenças entre diferentes elementos, classificando, ordenando e seriando; a fazer correspondências e agrupamentos; a comparar conjuntos de elementos; a pensar sobre números e quantidades de objetos quando esses forem significativos para elas, operando com quantidades e registrando as situações-problema (inicialmente de forma espontânea e, posteriormente, usando a linguagem matemática). É importante que as atividades propostas sejam acompanhadas de jogos e de situações-problema e promovam a troca de idéias entre as crianças. Especialmente nessa área, é fundamental o professor fazer perguntas às crianças para poder intervir e questionar a partir da lógica delas.
Sistematização dos conteúdos programáticos por unidade / bimestre:
Conteúdos / Saberes Unidades bimestrais
I II III IV
Área do Conhecimento: Ciências Sociais
Justificativa e Objetivo (s) da área.
Trabalhar com os conhecimentos das Ciências Sociais nessa etapa de ensino reside, especialmente, no desenvolvimento da reflexão crítica sobre os grupos humanos, suas relações, suas histórias, suas formas de se organizar, de resolver problemas e de viver em diferentes épocas e locais. Assim, a família , a escola, a religião, o entorno social (bairro, comunidade, povoado), o campo, a cidade, o país e o mundo são esferas da vida humana que comportam inúmeras relações, configurações e organizações. Propor atividades em que as crianças possam ampliar a compreensão da sua própria história, da sua forma de viver e de se relacionar. Identificar diferenças e semelhanças entre as histórias vividas pelos colegas e por outras pessoas e grupos sociais próximos ou distantes, que conhecem pessoalmente ou que conheceram pelas histórias ouvidas, lidas, vistas na televisão, em filmes, em livros, etc. Histórias individuais e coletivas que participam da construção da história da sociedade. O trabalho com a área das Ciências Sociais também objetiva ajudar a criança a pensar e a desenvolver atitudes de observação, de estudo e de comparação das paisagens, do lugar onde habita, das relações entre o homem, o espaço e a natureza.
É importante conhecer as transformações ocorridas sob a ação humana na construção, no povoamento e na urbanização das diferentes regiões do planeta. Perceber que a maneira como o homem lida com a natureza interfere na paisagem e, conseqüentemente, na forma e na qualidade de vida das pessoas. Propor atividades por meio das quais as crianças possam investigar e intervir sobre a realidade, reconhecendo-se como parte integrante da natureza e da cultura.
Sistematização dos conteúdos programáticos por unidade / bimestre:
Conteúdos / Saberes Unidades bimestrais
I II III IV
Área do Conhecimento: Ciências Naturais
Objetivo (s) da área: o objetivo é ampliar a curiosidade das crianças, incentivá-las a levantar hipóteses e a construir conhecimentos sobre os fenômenos físicos e químicos, sobre os seres vivos e sobre a relação entre o homem e a natureza e entre o homem e as tecnologias. É importante organizar os tempos e os espaços da escola para favorecer o contato das crianças com a natureza e com as tecnologias, possibilitando, assim, a observação, a experimentação, o debate e a ampliação de conhecimentos científicos. As atividades didáticas dessa área têm como finalidade desafiar as crianças, levá-las a prever resultados, a simular situações, a elaborar hipóteses, a refletir sobre as situações do cotidiano, a se posicionar como parte da natureza e membro de uma espécie – entre tantas outras espécies do planeta –, estabelecendo as mais diversas relações e percebendo o significado dos saberes dessa área com suas ações do cotidiano.
Sistematização dos conteúdos programáticos por unidade / bimestre:
Conteúdos / Saberes Unidades bimestrais
I II III IV
terça-feira, 11 de maio de 2010
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