I Oficina de Literatura Infantil 2010.
TEMA: POESIA NA ESCOLA? É pura Emoção!
JUSTIFICATIVA:
O contato com a poesia sempre esteve presente em nossas vidas, seja nas cantigas de roda, nas parlendas, nos trava-línguas e nas adivinhas da nossa infância ou nos bilhetinhos, frases de amor nas agendas ou músicas que ouvimos na adolescência. Para muitos de nós a poesia vai-se perdendo com o passar dos anos e alguns culpam a escola por essa perda.
Acreditamos, porém, que a escola pode e deve ser um lugar onde a aproximação com a poesia aconteça concretamente, permitindo ao aluno, conhecer autores e estilos, reavivando a capacidade de olhar e ver o que é a essência do poético, através de atividades que permitam uma compreensão maior da linguagem poética e lhe dê condições para que ensaie seus próprios passos em poesia.
A Oficina Poesia na Escola trabalhará a fala, a leitura e a escrita por meio de poemas e atividades de pesquisas, análises, interpretações, exposição de idéias, composições, reescrita e reestruturação, onde o aluno poderá expor suas emoções através dos recursos tão expressivos da linguagem poética.
OBJETIVO GERAL:
Aproximação com a linguagem poética, no sentido de familiarizar o aluno com a poesia, para que tenham prazer em ler e ouvir poemas e, sobretudo, para que se sinta motivado a expor suas emoções, dar liberdade de criar, brincar com as palavras, fluir sua imaginação.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Despertar o prazer em ler poemas;
Ter maior compreensão da linguagem poética, levando a revelar idéias, opiniões, sentimentos e talentos ao escrever poemas;
Tornar o aluno mais competente na comunicação oral e escrita e na busca independente de conhecimentos relacionando essas práticas à vida cotidiana;
Identificar-se com os sentimentos nas poesias lidas;
Assegurar a função social da escrita, fazendo com que os poemas produzidos pelo aluno tenham um leitor real, pois serão expostos em varais e murais.
PÚBLICO ALVO:
Alunos do Ciclo da Infância (06 a 08 anos) de idade.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO:
___/___/ A ___/___/2010.
PRODUTO FINAL:
Sarau literário com declamações de poesias, poemas e canções;
Produção e exposição de poemas ou poesias nos varais por toda a escola.
Show Lítero Musical.
Dia de autógrafo na escola.
ATIVIDADES:
Organização do espaço da biblioteca da escola;
Seleção dos livros paradidáticos voltados para o gênero;
Leitura, escrita, ilustração, interpretação;
Organização de um varal de poesias produzido pelos alunos;
Realização de uma roda de conversa sobre os poetas e poesias;
Realizar um encontro com Cecília Meireles: vida e obras da autora;
Trabalhar os poemas do livro A Arca de Noé da coleção Literatura em minha casa: organizar a declamação dos poemas cantando-os;
Trabalhar canções cantadas por Toquinho;
AVALIAÇÃO:
Será avaliada a empolgação e dedicação dos alunos, desde o momento da escolha dos poemas, as atividades produzidas, o nível de leitura e escrita desenvolvendo assim habilidades de postura física, comportamentais, entonação de voz e, principalmente, de interpretação.
terça-feira, 11 de maio de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário