sexta-feira, 24 de maio de 2013
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA
CENTRO INTEGRADO CRISTO REDENTOR
ESCOLA MUNICIPAL LOURIVAL OLIVEIRA SOARES
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO 2013
PROGRAMA DE ENSINO - MATEMÁTICA
ÁREA Matemática
ANO LETIVO 2013
CICLO / SÉRIE / ANO CAD II e III / 7ª e 8ª SÉRIE
C.H ANUAL 160 h
C.H SEMANAL 40 h
PROFESSOR Edjaldo Vieira dos Santos
E-MAIL Edjaldo_vieira@hotmail.com / edjaldov@gmail.com
TELEFONE (73) 81480737 ou 88111730
EMENTA
Estudo de conteúdos matemáticos direcionados para a aquisição de competências básicas necessárias à vivência no cotidiano: números e operações, grandezas e medidas, espaço e forma e tratamento da informação, uso das tecnologias e avaliação; o raciocínio lógico-matemático e situações problema - cálculo mental e operações fundamentais de acordo com os descritores da Prova Brasil.
MATERIAIS / RECURSOS
Material didático pedagógico (papel ofício A9, piloto para quadro branco, apagador, repositor de tinta para piloto, régua de 30 cm, transferidor, compasso, calculadora, tinta para impressora, fita matricial), recursos tecnológicos e multimodais (TV, computador, impressora, data show, DVD, som, vídeos, músicas de acordo as temáticas planejadas pela escola), laboratório de informática, livro didático do aluno e do professor.
OBJETIVOS GERAIS:
• Explicar e utilizar conceitos e métodos matemáticos para propor e resolver situações-problema junto aos estudantes;
• Planejar atividades de ensino favoráveis ao desenvolvimento de competências do raciocínio lógico-matemático;
• Aperfeiçoar sua habilidade de registro escrito e domínio de estratégias de cálculo mental para resolução de problemas envolvendo aritmética;
• Aperfeiçoar sua habilidade de registro e uso de estratégias para modelagem e resolução de problemas geométricos;
• Analisar e discutir de maneira crítica os diferentes usos sociais e significados do conhecimento matemático;
• Contribuir para a compreensão da Matemática como uma linguagem que ajuda a compreender o mundo em que o estudante está inserido;
• Criar condições para que os estudantes compreendam a importância da Matemática na formação para a cidadania.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS (MATRIZ REFERÊNCIA DE MATEMÁTICA / DESCRITORES DE APRENDIZAGEM DA PROVA BRASIL).
• NÚMERO E OPERAÇÕES / ÁLGEBRA E FUNÇÕES:
Identificar a localização de números inteiros na reta numérica;
Identificar a localização de números racionais na reta numérica;
Efetuar cálculos com números inteiros, envolvendo as operações (adição, sub¬tração, multiplicação, divisão, potenciação);
Resolver problema com números naturais, envolvendo diferentes significados das operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, potências e raízes);
Resolver problema com números inteiros envolvendo as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, potências e raízes);
Reconhecer as diferentes representações de um número racional;
Identificar fração como representação que pode estar associada a diferentes significados;
Identificar frações equivalentes;
Reconhecer as representações decimais dos números racionais como uma extensão do sistema de numeração decimal, identificando a existência de “ordens” como décimos, centésimos e milésimos;
Efetuar cálculos que envolvam operações com números racionais (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação);
Resolver problema com números racionais envolvendo as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação);
Efetuar cálculos simples com valores aproximados de radicais;
Resolver problema que envolva porcentagem;
Resolver problema que envolva variação proporcional, direta ou inversa, entre grandezas;
Calcular o valor numérico de uma expressão algébrica;
Resolver problema que envolva equação do 2.º grau;
Identificar a expressão algébrica que expressa uma regularidade observada em seqüências de números ou figuras (padrões);
Identificar uma equação ou inequação do 1.º grau que expressa um problema;
Identificar um sistema de equações do 1.º grau que expressa um problema;
Identificar a relação entre as representações algébrica e geométrica de um sistema de equações do 1.º grau.
• GRANDEZAS E MEDIDAS:
Resolver problema envolvendo o cálculo de perímetro e área de figuras planas;
Resolver problema envolvendo noções de volume;
Resolver problema utilizando relações entre diferentes unidades de medida.
• ESPAÇO E FORMA:
Identificar a localização/movimentação de objeto em mapas, croquis e outras representações gráficas;
Identificar propriedades comuns e diferenças entre figuras bidimensionais e tridimensionais, relacionando-as com as suas planificações;
Identificar propriedades de triângulos pela comparação de medidas de lados e ângulos;
Identificar relação entre quadriláteros por meio de suas propriedades;
Reconhecer a conservação ou modificação de medidas dos lados, do perímetro, da área em ampliação e/ou redução de figuras poligonais usando malhas quadriculadas;
Reconhecer ângulos como mudança de direção ou giros, identificando ângu¬los retos e não-retos;
Reconhecer que as imagens de uma figura construída por uma transforma¬ção homotética são semelhantes, identificando propriedades e/ou medidas que se modificam ou não se alteram;
Resolver problema utilizando propriedades dos polígonos (soma de seus ân¬gulos internos, número de diagonais, cálculo da medida de cada ângulo in¬terno nos polígonos regulares);
Interpretar informações apresentadas por meio de coordenadas cartesianas;
Utilizar relações métricas do triângulo retângulo para resolver problemas significativos;
Reconhecer círculo/circunferência, seus elementos e algumas de suas relações.
• TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
Resolver problema envolvendo informações apresentadas em tabelas e/ou gráficos;
Associar informações apresentadas em listas e/ou tabelas simples aos gráfi¬cos que as representam e vice-versa.
METODOLOGIA
As aulas terão como base teórico-metodológica principal a teoria sócio-histórico-cultural, de Vygotsky, e envolverão atividades que serão centradas no professor (aula expositiva), no professor-aluno (perguntas e respostas), no aluno (apresentação) e no aluno-aluno (atividade em grupo e avaliação individual).
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
O aluno será avaliado da seguinte forma: AI – Atividade Individual/Lista de Exercícios, resumos ou relatórios temáticos; AC – Atividade Coletiva/Caderno, seminários, sequências didáticas, projetos desenvolvidos em sala de aula e PE – Prova Escrita envolvendo os conteúdos de aprendizagem trabalhados em cada unidade bimestral.
REFERÊNCIAS
Avaliação da educação básica. 2. Ensino fundamental. 3. Língua portugue¬sa. 4. Matemática. I. Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. II. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.
BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: matemática. Brasília: Ministério da Educação/Secretaria de Educação Fundamental, 1997.
BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: matemática. Brasília: Ministério da Educação/Secretaria de Educação Fundamental, 1998.
CAZORLA, I. M.; OLIVEIRA, M. S. Para saber mais. In Cazorla, I. M. e Santana, E. R. dos S. (Org.). Do Tratamento da Informação ao Letramento Estatístico. Itabuna-BA: Via Litterarum, 2010, p. 113-144.
GESTAR II – Programa de Formação Continuada de Professores do Ensino Fundamental – Gestão da Aprendizagem em Matemática. SEB - Brasília – MEC – 2007.
Giovanni, José Ruy. A conquista da matemática: a + nova / José Ruy Giovanni, Benedito Castrucci, José Ruy Giovanni Júnior. São Paulo: FTD, 2002. Coleção a conquista da matemática.
http://www.inep.gov.br/salas/download/prova_brasil/Escala_PB_Saeb/Escala_MAT_Prova_Brasil.pdf
ANEXOS
I – PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO
“O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher”. CORA CORALINA.
ATIVIDADES TEMÁTICAS / LABORAIS / PROJETOS / SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS
BIMESTRES
I
II
III
IV
Diagnóstico inicial da Aprendizagem x
Diagnóstico processual e final da aprendizagem x x x
Aula show/Inaugural com os alunos do CAD III: Conhecendo a Prova Brasil – Matriz Referência, portal MEC, INEP, apresentação do IDEB do município e da EMLOS, estrutura da avaliação e conteúdos da aprendizagem.
x
Realizar 2 simulados da Prova Brasil x x
Intervenção didática com os alunos com dificuldade de aprendizagem e encaminhamentos. x x x
Festival de Leitura e Escrita Matemática: Cheque; Encartes; Rótulos e Embalagens; Cardápios; Propagandas; Calendários; Nota fiscal; Recibos; Culinária; Cesta básica: pesos, medidas, economia, orçamento familiar; Cupom fiscal; Promissória; Recibo; Passagem de ônibus; Nota fiscal; Talão/conta de água; Talão/conta de luz; Dicionário da Matemática; Conto: A Revolta dos números; Fábula: O Corvo; Filme (s): Donald no país da Matemágica e o livro Aritmética da Emília (Monteiro Lobato).
x
Exposição multidisciplinar para comemorar o dia Nacional da Matemática (06/05): a literatura e matemática de Malba Tahan. x
ATIVIDADES TEMÁTICAS / SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS BIMESTRAIS
Atividade temática I: “Trabalhando com os dados dos alunos da Classe”: descrição do perfil dos alunos em termos de sexo, idade, afinidades pessoais, construção de tabelas e gráficos.
x
Atividade temática II: “Planeta Água” - panorama da distribuição da água no mundo e no Brasil; trabalhando a CONTA DE ÁGUA (volume, consumo diário, mensal, medida de capacidade e consumo familiar); tabelas e gráficos (tratamento da informação).
x
Atividade temática III: Matemática e Alimentação – o IMC. x
Atividade temática IV: “Trabalhando com a conta de energia elétrica”: consumo local de energia elétrica, padrões de comportamento, descrição da conta de luz, leitura dos dados, cálculos do consumo médio mensal e tratamento da informação (gráficos e tabelas).
x
ATIVIDADES DE CAMPO/PESQUISAS BIMESTRAIS
Atividade de campo I: A gestão dos recursos financeiros do município (receitas, despesas) e a Lei de responsabilidade fiscal / prestação de contas, origem e repasses de verbas e sua aplicabilidade; Olerites/contracheque (INSS) e acesso ao portal da transparência.
x
Atividade de campo II: A saúde de Itabuna em números – taxas de natalidade e mortalidade, pirâmide etária, quadro de diabéticos, hipertensos, programas atendidos, repasses dos recursos e sua aplicação.
x
Atividade de campo III: Os indicadores educacionais e financeiros do município e da escola (Tratamento da Informação). x
Atividade de campo IV: O sistema tributário do meu município (comércio, impostos, arrecadação, alíquotas). x
SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR TEMÁTICO BIMESTRAL
I Seminário Interdisciplinar temático: “Matemática e Cidadania – Os recursos, planejamento e orçamento financeiro do município”.
x
II Seminário Interdisciplinar temático: Matemática e Meio Ambiente - Água, um líquido precioso. x
III Seminário Interdisciplinar temático: O IBGE e o mapa de Itabuna em números (indicadores histórico, geográfico, populacional, educacional e econômico).
x
IV Seminário Interdisciplinar temático: “As ruas do meu bairro não são iguais” envolvendo conhecimentos da geometria, medidas, cálculos de áreas e perímetros.
x
ATIVIDADES DE LEITURA, ESCRITA E INTERPRETAÇÃO MATEMÁTICA
Atividade I: Poema Matemático (Milôr Fernandes) x
Atividade II: O homem que calculava. x
Atividade III: Emília no país da Matemática. x
Atividade IV: Conto A revolta dos números x
CINECLUBE BIMESTRAL
Cineclube I: Donald no País da Matemágica x
Cineclube II: Ratatouille x
Cineclube III: Matemática do Amor x
Cineclube IV: Uma mente brilhante x
AVALIAÇÃO ESCRITA DA APRENDIZAGEM
Prova escrita com questões objetivas e subjetivas x x x x
II – INDICADORES EDUCACIONAIS
• IDEB DO MUNICÍPIO DE ITABUNA
IDEB Observado Metas Projetadas
2005 2007 2009 2011 2007 2009 2011 2013 2015 2017 2019 2021
3.1 3.9 4.0 4.3 3.2 3.5 3.9 4.2 4.5 4.8 5.1 5.4
FONTE: MEC/INEP 2011
• IDEB DA EMLOS
IDEB Observado Metas Projetadas
2005 2007 2009 2011 2007 2009 2011 2013 2015 2017 2019 2021
2.4 1.9 2.7 2.4 2.4 2.6 2.8 3.2 3.6 3.8 4.1 4.4
FONTE: MEC/INEP 2011
• IDEB DO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DA VITÓRIA
IDEB Observado Metas Projetadas
2005 2007 2009 2011 2007 2009 2011 2013 2015 2017 2019 2021
2.2 2.1 3.2 3.5 2.2 2.5 2.9 3.2 3.5 3.8 4.1 4.4
FONTE: MEC/INEP 2011
• IDEB DO CENTRO INTEGRADO CRISTO REDENTOR – ANOS FINAIS
IDEB Observado Metas Projetadas
2005 2007 2009 2011 2007 2009 2011 2013 2015 2017 2019 2021
Anos iniciais
1.5 2.0 3.1 1.2 1.7 2.3 2.8 3.0 3.3 3.6 3.9 4.3
Anos finais
- - 2.8 3.0 - - 2.9 3.2 3.5 3.8 4.1 4.3
FONTE: MEC/INEP 2011
REFLEXÃO...
Observando os dados, o IDEB da rede municipal de ensino e da escola vem melhorando nas duas últimas medições? Como está a EMLOS hoje? Que aspectos foram positivos em 2012? O que é necessário reorganizar no trabalho pedagógico para 2013? O que deve avançar em relação ao currículo da escola? Como será desenvolvida a formação continuada dos professores? Qual é o nosso projeto educacional para 2013? Que princípios devem orientar a organização do trabalho pedagógico da escola? Qual é o nosso compromisso com os alunos desta escola e com a construção de uma escola de qualidade?
III – CONTEÚDOS DE APRENDIZAGEM BIMESTRAIS
Conteúdos de Aprendizagem X Descritores da Prova Brasil Bimestre
I II III IV
Números e Operações / Álgebra e Funções
Potências (Definição; Termos; Convenções; Leituras; Propriedades; Potências de base 10; Potência com expoente inteiro negativo.
x
Notação científica: Escrita; Representação; Transformação. x
Raiz quadrada de um número e Cálculo com radicais: Termos; Raízes com índice par; Raízes com índice ímpar; Números quadrados perfeitos; Extração de raiz quadrada por decomposição em fatores primos; Operações com radicais; Simplificação de radicais.
x
Conjuntos numéricos: IN (conceitos, representação na reta numérica, sistema de numeração decimal, operações em N, resolução de problemas, expressões numéricas, múltiplos, divisores, MMC, MDC, fatoração/decomposição).
x
Conjuntos numéricos: Z (definições, representação na reta real, subconjuntos, módulo ou valor absoluto, número oposto ou simétrico, operações em Z).
x
Conjuntos numéricos: Q (definições, representações, fração, tipos de frações, comparação, extração de inteiros, simplificação, redução, operação, problemas, números decimais, representação decimal, leitura, transformações decimais, operações, situações-problema, dízimas periódicas e geratrizes).
x
Conjuntos numéricos: IR (conceitos, representações). x
Conjuntos numéricos: R (definição, representação, subconjuntos). x
Razões (definição, termos, propriedades, razões especiais (velocidade média, escala, densidade de um corpo, densidade demográfica e situações-problema).
x
Proporções (definições, termos, propriedade fundamental, terceira proporcional, quarta proporcional, média aritmética, geométrica e ponderada).
x
Grandezas proporcionais (números direta e inversamente proporcionais, grandezas direta e inversamente proporcionais, regra de três simples e compostas.
x
Porcentagem e juros simples (definições de porcentagem, representação, variação de preços, problemas e juros simples). x
Expressões literais ou algébricas (definição, classificação e valor numérico). x
Polinômios (Monômios; Termos semelhantes; Grau de um monômio; Operações com monômios; Polinômios; Grau de um polinômio e Operações com polinômios).
x
Produtos notáveis (conceitos, demonstração, Quadrado da soma de dois termos; Quadrado da diferença de dois termos; Produto da soma pela diferença).
x
Fatoração de polinômios (de números naturais / revisão; Fator comum em evidência; Agrupamento; Diferença de dois quadrados; Trinômio quadrado perfeito).
x
Frações algébricas (conceitos, termos, simplificação, redução, operações). x
Equações do 1º grau (sentenças, conjunto universo e conjunto verdade, equações fracionárias, literais, resoluções de problemas envolvendo equações). x
Inequações do 1º grau (definições, situações-problema). x
Sistemas de equações do 1º grau (conceitos, procedimentos de resolução de sistemas). x
Equações Quadráticas ou do 2º grau (Conceitos fundamentais; Definições e coeficientes; Equação completa e incompleta; Raízes da equação do 2º grau; Relação entre as raízes e coeficientes do 2º grau; Resolução de equações do 2º grau: completas e incompletas; Equações literais; Equações biquadradas; Equações irracionais).
x
Problemas do 2º grau (definições e resoluções). x
Sistemas de equações do 2º grau (conceito, procedimentos de resolução). x
Função polinomial do 1º grau (Sistema de coordenadas cartesianas; Conceito fundamental de função; Noção de função através de conjuntos; Domínio, imagem e contradomínio; Gráfico da função do 1º grau; Zeros da função polinomial do 1º grau; Função crescente e função decrescente.
x
Função polinomial do 2º grau ou função quadrática (Definição; Gráfico da função quadrática no plano cartesiano; Zeros da função do 2º grau; Estudo do vértice da parábola: coordenadas do vértice).
x
Medidas e grandezas
Medida de comprimento (conceitos, unidade fundamental, múltiplos e submúltiplos, leitura e escrita, transformações e problemas básicos). x
Medida de superfície (conceitos, unidade fundamental, múltiplos e submúltiplos, leitura e escrita, transformações, unidades agrárias e problemas básicos).
x
Áreas das figuras planas (paralelogramo, quadrado, triângulo, trapézio, losango e círculo). x
Medida de volume (conceitos, unidade fundamental, múltiplos e submúltiplos, leitura e escrita, transformações e problemas básicos). X
Volumes dos principais sólidos geométricos (paralelepípedo retângulo, cubo, prisma regular, pirâmide, cilindro, cone, esfera). X
Medida de capacidade (conceitos, unidade fundamental, múltiplos e submúltiplos, leitura e escrita, transformações e problemas básicos). X
Medidas de massa (conceitos, unidade fundamental, múltiplos e submúltiplos, leitura e escrita, transformações e problemas básicos). X
Espaço e forma / Geometria
Geometria Plana (Conceitos fundamentais de geometria plana; Ponto, reta e plano; Figuras geométricas; Posições relativas de duas retas no plano; Semi reta e segmento de reta; Ângulos; Retas paralelas; Polígonos; Triângulos; Ângulos de um polígono; Quadriláteros; Circunferência e círculo).
X
Segmentos proporcionais. X
Semelhanças de triângulos. X
Relações métricas no triângulo retângulo. X
Tratamento da Informação
Análise, leitura e interpretação de dados estatísticos (Conceito de Estatística; população ou universo estatístico, amostra, variável, freqüência absoluta, freqüência relativa; Organização de dados em tabelas; elementos (título, corpo, fonte); Séries estatísticas (cronológica, geográfica, específicas); Combinatória; Média aritmética; Média aritmética ponderada; Mediana; Tabela de dupla entrada; par ordenado, organização de dados; Leitura e interpretação de dados; Construção de tabelas e gráficos; Produção de textos escritos a partir da interpretação de dados e de diferentes gráficos (Pictogramas, barra e circular)).
x
x
x
x
IV – GARANTIAS LEGAIS À EDUCAÇÃO
O Direito à educação é parte de um conjunto de direitos chamados de direitos sociais, que têm como inspiração o valor da igualdade entre as pessoas. No Brasil este direito apenas foi reconhecido na Constituição Federal de 1988, antes disso o Estado não tinha a obrigação formal de garantir a educação de qualidade a todos os brasileiros, o ensino público era tratado como uma assistência, um amparo dado àqueles que não podiam pagar. Durante a Constituinte de 1988 as responsabilidades do Estado foram repensadas e promover a educação fundamental passou a ser seu dever: “A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. C.F. 1988, art. 205.”
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