PLANTÃO PEDAGÓGICO 2010
Família e Escola – Parceiros na aprendizagem
OBJETIVOS:
1. Despertar na Família o interesse em participar da vida escolar dos filhos;
2. Mostrar que a aprendizagem só acontece se a escola, o aluno e a família trabalham juntos;
3. Integrar famílias e escola visando o sucesso escolar dos educandos.
4. Dar-lhes conhecer melhor o nosso trabalho com os alunos para que possam participar e valorizar o desenvolvimento dos próprios filhos.
5. Propor soluções para os problemas encontrados.
CONTEÚDOS:
Leitura e reflexão de texto alusivo.
Perfil das turmas x séries atendidas.
Aprendizagem dos alunos.
Questões de disciplinas, freqüências, convivências, programas de ensinos, projetos e Ensino Fundamental de 9 anos.
Linha pedagógica da escola.
METODOLOGIA:
Apresentação da Proposta de ensino adotado pela escola.
Descrição do programa de cada disciplina e da metodologia de trabalho.
Apresentação das normas da escola.
Descrição do programa avaliativo e a importância dos pais quanto às atividades de casa.
Reservar tempo para as perguntas dos pais
PLANEJAMENTO:
Elaboração do convite: Capa com um desenho criado pelos alunos de cada sala e o seu nome.
Preparar uma sala ambiente com matérias que possibilite atividades diversas: desenho com giz de cera, tinta, cola, pintura, recortes, colagem, materiais de sucata.
Organizar cantinhos de aprendizagem (material da biblioteca).
Distribuir para os pais cartões reflexivos com um versinho bíblico e agradecimentos pela presença:
1º plantão pedagógico 2010.
Ensina a criança no caminho em que deve andar, e ainda quando for velho não se desviará dele.
Provérbio 22,6.
Sua presença é para nós de grande valor. Juntos faremos um ano nota dez. Um abraço do professor ____________________________________________
Sugestão: música, Bola de meia, bola de gude de Milton Nascimento.
“Há um menino
Há um moleque
Morando sempre no meu coração
Toda vez que o adulto balança
Ele vem pra me dá a mão
Há um passado no meu presente
Um sol bem quente lá no meu quintal
Toda vez que a tristeza me alcança
O menino me dá a mão.
E me fala de coisas bonitas
Que eu acredito que não deixarão de existir
Amizade, palavra, respeito, caráter,
Bondade, alegria e amor.
Eu não quero, não posso”.
ESTUDO DO TEXTO
FAMÍLIA E ESCOLA: PARCEIROS NA APRENDIZAGEM.
Quando as notas são altas e tudo vai bem, ninguém pensa em discuti a relação. Se o boletim e o comportamento deixam a desejar, começa o jogo de empurra. Professores culpam a família “desestruturada”, que não impõem limites nem se interessa pela educação. Os pais por sua vez, acusam a escola de negligente, quando não tacha o próprio filho de irresponsável. Nessa briga nada saudável - a única vítima é o aluno.
Escola e família têm os mesmos objetivos: fazer a criança se desenvolver em todos os aspectos e ter sucesso na aprendizagem.
Ninguém quer exigir que em casa sejam ensinados os conteúdos das diversas disciplinas, mas cabe aos pais verificar se a lição foi feita. O professor também ao deve se sentir como o único responsável pela formação de valores. Porem é fundamental considerar o que são trazidos da casa pelos estudantes e contribuir para fortalecer princípios éticos.
A família é o primeiro grupo com o qual a pessoa convive e seus membros são exemplos para a vida. No que diz respeito à Educação, se essa pessoa demonstrarem curiosidade em relação ao que acontece em sala de aula e reforçarem a importância do que está sendo aprendido, estarão dando uma enorme contribuição para o sucesso da aprendizagem. Pode parecer simples, e é. Tanto que é exatamente o que tem sido pedido aos responsáveis pelos estudantes de todos os níveis de ensino.
Paola Gentile.
Conhecendo 10 atitudes que favorecem o sucesso dos filhos na escola:
1) Fale sempre bem da escola para criar em seu filho uma expectativa positiva em relação aos estudos.
2) Abrace-o e deseje coisas boas a ele quando estiver de saída para a aula.
3. Na volta, procure saber como foi o dia dele, o que aprendeu e como se relacionou com todos.
4. Conheça o professor e converse com ele sobre a criança e o trabalho dela na escola.
5. Em caso de notas baixas, não espere ser chamado: vá à escola para saber o que está acontecendo.
6. Mantenha uma relação de respeito, carinho e consideração com todos os professores.
7. Resolva diretamente os problemas entre você, seu filho e o professor e só recorra a outros em último caso.
8. Crie o hábito de observar os matérias escolares e ajude nas lições de casa .
9. Quando seu filho estiver com problemas, compartilhe-os com a escola sem omitir fatos nem julgar atitudes.
10. Comente com amigos e parentes os êxitos escolares deles, por menores que sejam para reforçar a auto-estima e a autoconfiança.
LISTA DE FREQUÊNCIA
Ano/Série: _________ Professor (a): ____________________________
Nome do (a) aluno (a) Pai e ou responsável
MENSAGEM FINAL
Senhores pais:
Aqui vão algumas dicas úteis para orientar seus filhos.
Um filho é como uma tela de pintura em branco. Quando trabalhamos essa tela, vamos criando formas, que podem ser admiradas ou rejeitadas.
Vamos cuidar de nossos filhos como se estivessem desenhando uma obra de arte para a vida.
O caráter e o comportamento que seu filho assumirá no futuro dependem de como você o estará moldando agora!
_ Cuide bem de seu maior tesouro _ seu FILHO.
_ Não transfira a responsabilidade pela educação de seus filhos para outras pessoas. É tarefa dos pais, em conjunto.
_ Ao chegar em casa, cumprimente-os com um alô carinhoso, comportamento que alegrará a todos. Existem algumas palavras que são indispensáveis: dê-me licença, por favor, e obrigado.
_ Ensine seu filho a respeitar as pessoas.
_ Não discuta na presença de seu filho.
_ Não tome partido do seu filho quando este estiver errado.
_ Não minta.
_ Não apanhe tudo o que seu filho deixar desarrumado. Faça-o manter seus pertences organizados.
_ Dê a seus filhos orientação religiosa: fé, trabalho, esperança e realização.
_ Defina limites para seus filhos; não os deixe fazer tudo o que quiserem.
_ Estabeleça normas, horários para as tarefas e lazeres, estudos, esportes, televisão, etc.
_ Faça o possível para conhecer o máximo da personalidade de seus filhos. Ouça seu filho, procure saber o que eles pensam, fazem e com quem anda.
_ Não exija de seus filhos comportamento que não condiga com o seu. A palavra, às vezes, convence, mas o exemplo arrasta.
Autor desconhecido.
“Ouve tu, filho meu, e sê sábio, e dirige no caminho reto o teu coração”.
(Provérbios 23:19).
terça-feira, 8 de junho de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário