segunda-feira, 5 de abril de 2010

Informativo Literário da scola Municipal Guilhermina Cabral 2009.

Projeto V Chocolate Literário 2009:“Uma viagem fascinante pelo mundo da leitura e escrita”.



A palavra em pauta
O prazer em apreciar a arte da palavra e o desejo de vislumbrar um espaço especial para a literatura na EMGC são os motes para a criação da Semana Literária, que acontecerá pela quinta vez em outubro de 2009. A Semana, com o fim de possibilitar uma interação entre alunos, professores, pais e toda comunidade a partir da experiência literária, conta com contação de histórias, além de exposições de trabalhos desenvolvidos pelos alunos e professores em oficinas. Durante o período da Semana, a exposição de algumas das produções literárias dos alunos que brotam no dia-a-dia da escola e que até então ficam restritas às salas de aula permite a todos observar as inúmeras lentes com que os alunos interpretam e reproduzem a realidade. São momentos em que olhares, das mais diversas idades, param para compreender as intenções e as sensações sugeridas, valorizando o espírito do artista, que busca, a partir da combinação das palavras, comunicarem seus pensamentos, sensações, intuições e sentimentos.
Venha fazer parte dessa viagem...
Problematização.
Percebe-se que a leitura tem ocupado espaço cada vez menor no cotidiano dos alunos de um modo geral e, especialmente do Ensino Fundamental. Após a realização de diagnóstico na EMGC e na comunidade São joseense, percebemos que, em casa, é muito pobre o material de leitura com que nossos alunos têm contato. Por outro lado, o mundo moderno exige para o mercado de trabalho, funcionários cada vez mais criativos, sendo que atualmente é quase impossível sobreviver na sociedade sem conhecer o código escrito e sem boa leitura, entendido aqui, como sendo um processo de apropriação de diferentes linguagens.
Objetivos
Geral: Fomentar uma cultura de valorização da leitura na escola e na comunidade, desenvolvendo nos alunos do ensino fundamental e na comunidade em geral o gosto pela leitura e sua competência como leitores, por meio de atividades diversificadas.
Específicos:
•Contribuir com o aumento do desempenho dos professores em sala de aula;
•Contribuir com a diminuição da evasão e da repetência, bem como do rendimento dos alunos.



Chocolate literário!!!!!!!!!
O chocolate Literário é uma proposta de leitura discutida e elaborada com toda equipe escolar (alunos, professores, zeladores, merendeiras, porteiros, coordenadores e diretores) da EMGC. É uma experiência vivida por toda a equipe escolar, executada pelos professores do 1º ao 5º Ano do Ensino Fundamental e EJA com atividades literárias diversificadas.
A idéia surgiu da inquietação que nos atormentava em relação à falta de interesse da maioria de nossos alunos pela leitura, por desconhecerem o ato de ler por prazer e com prazer.
Inconformava – nos perceber que tesouro tão valioso fosse esquecido ao longo do caminho. Foi assim que surgiu a idéia do CHOCOLATE LITERÁRIO, com a idéia de prazer, lazer, sabor, que, a partir desse ano, está sendo executado e enriquecido graças ao entusiasmo com que os professores e alunos se lançastes na sua realização e socialização. Esse entusiasmo é contagiante. A leitura pode ser prazerosa e, muitas vezes, representa uma forma de lazer. Sabe-se que o lazer é uma necessidade básica do ser humano, indispensável à sua saúde tanto física quanto mental e não se pode entender lazer dissociado de prazer. E que prazer gostoso é esse de ler um bom livro! Capaz de levar aos alunos ao riso e à tristeza, de tornar-lhes íntimos e velhos conhecidos de seus personagens, de transportar-lhes a outros mundos, de dar vidas aos sonhos.
O livro é uma das formas mais democráticas de lazer. É um prazer simples e espontâneo que se adapta às experiências de cada leitor em cada mandamento.
Entregar ao leitor, no caso, o aluno, um livro do qual ele goste, como qual ele cresça e que preencha as suas expectativas no momento, é tornar a leitura sinônimo de espontaneidade, liberdade e prazer. E é esse o objetivo.
A leitura é um processo contínuo de aprendizagem, ajuda a formar seres pensantes, uma vez que suscita a reflexão. É uma fonte inesgotável de conhecimentos que ajudam a perceber o mundo, propiciando o crescimento interior e oportunizando a vivência das mais diferentes emoções.
A escola, principalmente no Ensino Fundamental,deve atentar um trabalho que objetive o gosto pela leitura. Observa-se que, em relação a filmes, músicas, esportes, cada indivíduo consegue naturalmente formar o seu gosto. Não será porque nada lhe é imposto ou cobrado? Então, porque não fazer o mesmo com a leitura? Parece que a saída é uma só: permitir que o aluno viva as obra literárias livremente, percebendo-as de maneira que melhor lhe aprouver.
Para se obter sucesso no propósito de conquistar leitores em formação, existe uma condição que, se não é a única, é a mais importante: o professor ou qualquer pessoa se propõe a esse trabalho deve ser também um apaixonado pela leitura. Quanto maior for à paixão do professor por livros, tanto mais leitores se formarão em sala de aula. Uma leitura compartilhada, com cumplicidade é irresistível. Participar das leituras dos alunos, incentivando-os, conversando com eles sobre o que estão lendo e sobre suas próprias experiências de leitura, ajudando-as a reconhecer que os livros trazem aventuras, conhecimentos, emoção, diversão e beleza para as suas vidas, é decisão nesse processo. É isso que chamamos de chocolate literário.“Ensinar a criança a ler história é ensinar a ela à mágica de ser”.
Pensando na sistematização do trabalho em sala de aula, por acreditar na necessidade de acompanhamento da leitura, o que não seria possível dentro de um universo tão vasto quanto o de uma biblioteca estruturamos o trabalho denominado CHOCOLATE LITERÁRIO – uma atividade pedagógica com diversas atividades desenvolvidas por meio de oficinas literárias que consiste em colocar os alunos em contato com uma série de livros, que são lidos, vivenciados, experimentados e criticados em grupos, por meio de atividades variadas e divertidas que possibilitam a reflexão e tomada de decisão.
O sucesso deste trabalho dependerá também da colaboração da família, de quem solicitamos a participação no sentido de incentivar os leitores em formação, compartilhando suas leituras.
“Uma viagem fascinante pelo mundo da leitura e escrita” é o tema do V Chocolate Literário realizado neste ano de 2009.
A proposta pedagógica para este tema é levantar a bandeira de que ler é preciso, ressaltando a idéia de que os livros passem a fazer parte da rotina do aluno, não como obrigatoriedade, e sim como livre opção de ler por prazer.

Nossas Oficinas literárias 2009.
1. Linguagens da Matemática.
O objetivo dessa oficina é ampliar a competência leitora e escritora dos alunos, possibilitando contato com diferentes gêneros textuais no ensino e aprendizagem na Matemática.

2. Oficina: Literatura Folclórica.
Objetivo: reconhecer a importância da literatura folclórica na formação de leitores e escritores no ambiente escolar.
Produto final: exposição do material produzido entre alunos, pais e professores da escola; estimular a leitura, produção e edição de folhetos de cordel; exposição sobre conceito e histórico da literatura de cordel; declamação de parlendas, concurso de adivinhas, exposição de quadrinhas e coral c/ cantigas de rodas.
3.Oficina Poesia é Emoção!
Objetivo: desenvolver a sensibilidade nas crianças, adolescentes, jovens e adultos diante de textos poéticos e incentivar o gosto pela leitura e escrita.
Produto final: apresentação do Sarau literário (declamação pelos alunos), exposição de poemas produzidos pelos educandos com ilustrações, acrósticos com as letras dos nomes dos discentes e da escola, exposição do clube de poetas da escola e painel informativo sobre a oficina (objetivo (s), conceitos sobre poemas e poesias, rimas, versos e estofes), exposição de varais literários.
4. Oficina Clássicos da Literatura Infanto Juvenil.
Objetivo: possibilitar que os educandos sejam realmente leitores desses e de outros textos envolvendo os autores das coleções Literatura em minha casa. Para isso, é necessário que o professor seja ele próprio um leitor e faça da sala de aula um lugar de leituras, um espaço para se compartilhar estratégias e mecanismos utilizados, assim como os diferentes sentidos que possam ter os textos.
Produto final: galeria com os personagens dos contos clássicos; apresentação de um festival de fábulas, mural com as biografias dos autores dos clássicos da literatura em minha casa apresentados pelos alunos, dramatização de um conto, confecção do jornal literário, um encontro com Euclides da Cunha e o seu centenário, contação de histórias, apresentação da biografia ilustrada e descritiva de Monteiro Lobato; organização de uma galeria com os personagens do sítio do pica pau amarelo; apresentação de um coral com a música Marmelada de banana; apresentação do croqui do sítio do pica pau amarelo / maquete.

Avaliação e / ou resultados esperados do V Chocolate Literário 2009. Momento show

Rios sem discurso

Quando um rio corta, corta-se de vez
O discurso-rio de água que ele fazia;
Cortado, a água se quebra em pedaços,
Em poços de água, em água paralítica.
Em situação de poço, a água equivale
A uma palavra em situação dicionária:
Isolada, estanque no poço dela mesma,
E porque assim estanque, estancada;
E mais; porque assim estancada, muda,
E muda porque com nenhuma comunica,
Porque cortou-se a sintaxe desse rio,
O fio de água por que ele discorria.
O curso de um rio, seu discurso-rio,
Chega raramente a se reatar de vez;
Um rio precisa de muito fio de água
Para refazer o fio antigo que fez.
Salvo a grandiloqüência de uma cheia
Impondo-lhe interina outra linguagem,
Um rio precisa de muita água em fios
Para que todos os poços se enfrasem:
Se reatando, de um para outro poço,
Em frases curtas, então frase e frase,
Até a sentença-rio do discurso único
Em que se tem voz a seca ele combate.
João Cabral de Melo Neto.
•Formar professores leitores multiplicadores;
•Melhorar o desempenho dos professores em sala de aula;
•Contribuir com o aumento do rendimento dos alunos em sala de aula;
•Contribuir com a diminuição da evasão e da repetência escolar;
•Contribuir com a ampliação do repertório leitor do aluno e do professor;
•Que os objetivos sejam alcançados;
Espera-se que ao final deste projeto, os alunos apresentem um rendimento superior com relação ao diagnóstico observado, que gostem de ler e apliquem os conhecimentos adquiridos no cotidiano.



Era Uma Vez
Era uma vez
Um lugarzinho no meio do nada
Com sabor de chocolate
E cheiro de terra molhada.
Era uma vez
A riqueza contra a simplicidade
Uma mostrando pra outra
Quem dava mais felicidade
Pra gente ser feliz
Tem que cultivar
As nossas amizades
Os amigos de verdade
Pra gente ser feliz
Tem que mergulhar
Na própria fantasia
Na nossa liberdade
REFRÃO
Uma história de amor
De aventura e de magia
Só tem a ver
Quem já foi criança um dia
(2x).



Olha só, gente...

Palavras...

Titãs
Composição: Marcelo Fromer / Sérgio Britto

Palavras não são más
Palavras não são quentes
Palavras são iguais
Sendo diferentes
Palavras não são frias
Palavras não são boas
Os números pra os dias
E os nomes pra as pessoas
Palavra eu preciso
Preciso com urgência
Palavras que se usem
em caso de emergência
Dizer o que se sente
Cumprir uma sentença
Palavras que se diz
Se diz e não se pensa
Palavras não têm cor
Palavras não têm culpa
Palavras de amor
Pra pedir desculpas
Palavras doentias
Páginas rasgadas
Palavras não se curam
Certas ou erradas
Palavras são sombras
As sombras viram jogos
Palavras pra brincar
Brinquedos quebram logo
Palavras pra esquecer
Versos que repito
Palavras pra dizer
De novo o que foi dito
Todas as folhas em branco
Todos os livros fechados
Tudo com todas as letras
Nada de novo debaixo do sol

Colaboradores:

Toda equipe de trabalho da EMGC.
Execução:
Professores do 1º ao 5º Ano da Educação Básica e EJA
Organização e Planejamento:
Direção e Coordenação.
Outubro de 2009.

Um comentário:

  1. How to Make Money From Sports Betting in Kenya
    Some online betting sites will offer you the chance to create 샌즈카지노 some money from 메리트카지노 sports betting and if you หาเงินออนไลน์ can, you should start betting at these

    ResponderExcluir